sobre o projeto


Este projeto propõe uma taxonomia - aqui denominada Classificação de intervenções, aplicações e serviços em saúde digital para o contexto brasileiro (CDHI.br) - com um sistema de classificação hierárquica de termos e conceitos para auxiliar na categorização de intervenções, aplicações e serviços em saúde digital para o contexto brasileiro, relacionando problemas de saúde, intervenções digitais e tecnologias habilitadoras.



Trata-se de um projeto acadêmico, sem fins econômicos, que visa contribuir com ações da área de saúde digital no Brasil, como o Programa SUS Digital, a Estratégia de Saúde Digital 2020-2028, as prospecções do Comitê Estratégico de Prospecção Tecnológica em Saúde Digital (CT-SD/RNP), entre outras. No momento este projeto não recebe apoio financeiro de qualquer espécie. Aprovação ética do CEP/UNIFESP projeto 0868/2023 parecer 6.613.150 CAAE 74335423.0.0000.5505.

Acesse a taxonomia CDHI.br versão 1.0

Saúde 360o


Esse projeto é conduzido no grupo de pesquisa acadêmica na área de saúde digital e informática em saúde coordenado pelo prof. dr. Ivan Torres Pisa, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

saude360.com.br

contexto

A saúde digital é um campo em rápida expansão e com um grande número de intervenções digitais e tecnologias habilitadoras sendo desenvolvidas para solucionar uma variedade de problemas da área da saúde. As chamadas intervenções em saúde digital (digital health interventions DHIs) são funcionalidades ou capacidades tecnológicas discretas projetadas para alcançar um objetivo específico que aborda um desafio do sistema de saúde. No entanto, nota-se uma falta de clareza e de consenso em relação às diferentes categorizações destas intervenções, como elas são descritas e se relacionam com os desafios atuais da saúde. Uma taxonomia simples com foco em profissionais de saúde e outros interessados em saúde digital pode fornecer uma estrutura útil para o desenvolvimento e intercâmbio da pesquisa na área, auxiliando a identificar oportunidades de inovação tecnológica e a orientar suas atividades e investimentos. Um exemplo é a taxonomia preconizada pela Organização Mundial da Saúde (WHO), que publicou em 2018 sua classificação de intervenções em saúde digital WHO/CDHI com uma segunda versão WHO/CDISAH em outubro de 2023, mas inicialmente em inglês (posteriormente em francês e espanhol) e sem representar especificidades do setor no Brasil.

objetivo

Propor uma taxonomia em português - aqui denominada Classificação de intervenções, aplicações e serviços em saúde digital para o contexto brasileiro (CDHI.br) - com um sistema de classificação hierárquica de termos e conceitos para auxiliar na categorização de intervenções, aplicações e serviços em saúde digital segundo o contexto brasileiro, relacionando problemas de saúde, intervenções digitais e tecnologias habilitadoras.

aplicação

A taxonomia CDHI.br proposta destina-se a uma ampla gama de integrantes do setor da saúde digital - incluindo agências governamentais, tecnólogos, provedores de saúde, legisladores, entre outros - ao promover uma linguagem acessível e integradora para planejar, conduzir e avaliar inventários de ativos existentes, identificar lacunas e duplicações, auxiliar na condução de pesquisas e na avaliação da eficácia, e facilitar o alinhamento entre diferentes implementações. Entretanto, o real impacto e utilidade da CDHI.br serão determinados pela sua adoção no setor da saúde digital, tornando-se fundamental manter um esforço contínuo de ampla divulgação, de acompanhamento do uso e de consulta pública para ajustes e evolução.

financiamento

Este projeto no momento não possui apoio financeiro. Se você tem interesse em apoiar financeiramente este projeto, favor entrar em contato. Na sua fase 1 (2023) este projeto foi financiado, no período de julho a dezembro de 2023, com o pagamento de 2 bolsas jovem pesquisador pelo Programa de P&D em Saúde Digital 2023 da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) atendendo à Carta-Convite 06/2023 de 4 de abril de 2023 coordenada pelo Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Saúde Digital (CT-SD), contemplando o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas ou documentais, no 'Tema 2: Definição de taxonomia das linhas de pesquisa correlacionando problemas de saúde, intervenções digitais e tecnologias habilitadoras em SD, com base nas linhas já descritas e outros recortes importantes para a definição de prospecção tecnológica em SD'.

fase 1 · 2023

Participaram desta fase Ivan Torres Pisa, UNIFESP (lattes, orcid) (coordenação); Josceli Maria Tenório, IFSP (lattes, orcid) e Fernando Sequeira Sousa, Impacta (lattes, orcid); colaboraram Angélica Baptista Cruz, ENSP/Fiocruz (lattes, orcid); Ana Cristina Carneiro Menezes Guedes, UniRio (lattes, orcid); e Felipe Chen, UNIFESP (lattes). O projeto foi conduzido em 6 etapas: (1) revisão da literatura, de documentos oficiais para embasar a fundamentação teórica e de artigos com exemplos de intervenções em saúde digital; (2) análise documental com foco em dicionários, vocabulários, tesauros e outros documentos relacionados; (3) elaboração da taxonomia candidata; (4) obtenção de consenso aplicando Delphi com 5 especialistas; (5) grupo focal com 3 colaboradores para analisar os pontos de atenção e modificações; e (6) elaboração da versão final. A revisão resultou em 9 referências base para a fundamentação teórica, 139 artigos com indicação de taxonomias associadas ao tema e 5.935 publicações indexadas no PubMed com exemplos de intervenções em saúde digital. As classificações WHO/CDHI e WHO/CDISAH foram adotadas como estruturantes. Foram identificadas 41 referências no DeCS sobre a área de saúde digital. A taxonomia CDHI.br candidata obteve consenso para sua estruturação, termos e conceitos. Houve indicação de 18 pontos de atenção que geraram 8 inclusões. Por fim, a taxonomia CDHI.br versão 1.0 ficou estruturada em 4 eixos, considerando desafios do sistema de saúde (12 categorias;103 códigos), sistemas, aplicações e plataformas (7;118), estágios de maturidade das intervenções em saúde digital (6;11) e grupos de atores envolvidos nas intervenções em saúde digital (8;221), totalizando 33 categorias com 453 códigos. Os 4 grupos de intervenções em saúde digital são para indivíduos (8 categorias;127 intervenções), para prestadores de cuidados em saúde (11;127), para gestores de recursos e de sistemas de saúde (8;90) e para serviços de dados (5;69), totalizando 32 categorias com 413 intervenções. A taxonomia CDHI.br está publicamente disponível em https://cdhi.saude360.app.br.

fase 2 · 2024

Participam desta fase Ivan Torres Pisa, UNIFESP (lattes, orcid) (coordenação); Josceli Maria Tenório, IFSP (lattes, orcid) e Fernando Sequeira Sousa, Impacta (lattes, orcid); colaboram Angélica Baptista Cruz, ENSP/Fiocruz (lattes, orcid); Gilberto Vieira Branco, RUTE/RNP (lattes, orcid); Luciano Rodrigo Lopes, UNIFESP (lattes; orcid); Linda Omar Bernardes de Alvarenga, UNIFESP (lattes, orcid); apoiam Neusa Maria Andrade, USP (lattes, orcid). As etapas em condução incluem: (1) atualizar a lista de documentos-base e das referências e realizar análise documental com foco em dicionários, vocabulários, tesauros etc.; (2) abertura de consulta pública para obtenção de consenso e convergência para atualizaões da taxonomia CDHI.br; (3) elaborar uma nova versão da taxonomia CDHI.br.

agradecimentos

Da fase 1 (2023) os autores agradecem pela seleção da proposta enviada e pelo apoio dos membros do Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Saúde Digital (CT-SD) (coordenação Dr. Luiz Ary Messina e Dr. Paulo Roberto de Lima Lopes) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com apoio financeiro de 2 bolsas jovem pesquisador (Profa. Dra. Josceli Maria Tenório e Prof. Me. Fernando Sequeira Sousa); aos especialistas voluntários (Prof. Me. Gilberto Vieira Branco, RNP; Profa. Dra. Claudia Maria Cabral Moro, PUCPR; Dr. Luciano Rodrigo Lopes, UNIFESP; Dr. Roberto Silva, UNISA); e aos pesquisadores que colaboraram diretamente na condução do projeto (Profa. Dra. Angélica Baptista Silva, FioCruz; Profa. Dra. Ana Cristina Carneiro Menezes Guedes, UniRio; Felipe Chen, UNIFESP).

documentos-base

Esse projeto tem como documentos-base:

Documentos e materiais gerados no CT-SD
Relatório de Visão de Futuro 2022 e 2023 do CT-SD
Documentos do CT-SD: GE 1 - Saúde digital na educação de recursos humanos em saúde
Documentos do CT-SD: GE 2 - Saúde digital na pesquisa e inovação em saúde
Documentos do CT-SD: GE 3 - Saúde digital na assistência e gestão em saúde
Documentos resultantes do processo de trabalho do CT-SD em 2023
Objetivos Estratégicos da RNP 2021-2030
WHO Classification of Digital Health Interventions v1.0
WHO Classification of Digital Health Interventions, Applications and Services v2.0 draft
WHO Classification of Digital Health Interventions, Applications and Services v2.0 final
Technology Readiness Level (TRLs)
Medical Subject Headings 2023 (MeSH)
Unified Medical Language System (UMLS)


Documentos importantes para a fase 2 do projeto:

Introduction to the DHI Core Requirements Framework