Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE)


Você está sendo convidado(a) como profissional especialista em saúde digital a ser voluntário(a) a participar desta pesquisa que tem como objetivo avaliar a maturidade da saúde digital no Brasil. Este documento (TCLE) ficará disponível permanentemente nessa página web e também será referenciado no início do questionário.


Identificação desta pesquisa

Esta pesquisa denominada "Avaliação da maturidade da saúde digital no Brasil" é conduzida pela principal investigadora Tatiana Patricia Farias da Cruz, aluna de mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem como orientador prof. dr. Ivan Torres Pisa e coorientador dr. Paulo Roberto de Lima Lopes RUTE/RNP. Esta pesquisa é realizada junto ao grupo de pesquisa Saúde 360o. O projeto científico desta pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIFESP #1463/2018 10/05/2019 registrado na Plataforma Brasil. O período regular deste projeto é 12/2018-11/2020 e atualmente não conta com fomento financeiro público ou privado. Este projeto representa uma ação sem fins lucrativos. Seus resultados serão publicados em licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)


Objetivos desta pesquisa

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a maturidade da saúde digital no Brasil e possivelmente de suas regiões. Baseia-se em 8 eixos de indicadores, sendo liderança e governança; estratégia e investimento; legislação, política e normas/regulamentos; recursos humanos; padrões e interoperabilidade; serviços e aplicações; e cidadania, sustentabilidade e economia do conhecimento. Cada eixo é composto de indicadores que englobam os aspectos mais relevantes de saúde digital nos contextos da saúde digital. O respondente é convidado a classificar o nível de maturidade de cada indicador e a apresentar uma justificativa, ou explicação, sobre sua resposta. Ao final será composto um quadro com a indicação da maturidade de todos os indicadores a partir de uma análise qualitativa das respostas submetidas. O modelo BDHI resulta em um quadro avaliativo da maturidade da saúde digital a partir de eixos e indicadores para o contexo brasileiro.


Aceite de participação

Caso aceite participar desta pesquisa como voluntário você será direcionado(a) às instruções de preenchimento e ao questionário propriamente. Serão solicitados os seguintes registros no início do questionário: a) seu aceite de participação nessa pesquisa em concordância a este TCLE; b) seu nome completo por extenso; c) sua assinatura ou rubrica será escaneada usando o mouse, dedo ou ponteiro; d) sua autorização (ou não) de listar seu nome como especialista voluntário. Sua assinatura escaneada será mantida com segurança em conjunto com os demais dados no sistema de respostas conforme descrito abaixo. Não haverá qualquer tipo de despesa ou custo para os especialistas voluntários desta pesquisa. Também não há compensação financeira relacionada à sua participação. É garantida sua liberdade da retirada de consentimento a qualquer momento e deixar de participar desta pesquisa, sem qualquer prejuízo a você. Nesse caso suas respostas serão apagadas e desconsideradas na análise dos resultados.


Coleta e proteção dos dados

Suas respostas serão coletadas e armazenadas no sistema Research Electronic Data Capture (REDCap), plataforma web desenvolvida pela Vanderbilt University, EUA, que apresenta um ambiente seguro e confiável para coleta de respostas para pesquisas científicas. O REDCap a ser utilizado está hospedado no Datacenter de Pesquisa da UNIFESP. Esta instância oficialmente é de responsabilidade da Escola Paulista de Medicina (https://redcap.epm.br). As respostas submetidas no REDCap serão exportadas em formato digital para uso pelos pesquisadores aqui identificados e serão usadas segundo este TCLE respeitando-se as diretrizes da Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD) com fins exclusivos para esta pesquisa.


Análise das respostas

As respostas serão analisadas em conjunto com as respostas dos demais voluntários, não sendo divulgada sua identificação pessoal. Seu nome não será associado às suas respostas nos resultados. Ainda, seu nome apenas será listado como especialista voluntário se você explicitamente autorizar esta divulgação. Você também tem o direito de ser mantido(a) atualizado(a) sobre os resultados parciais desta pesquisa ou de resultados que sejam do conhecimento dos pesquisadores respeitando-se esse TCLE.


Riscos esperados

Ao participar como especialista voluntário(a) não há risco esperado à sua colaboração. Mas formalmente declaramos que você poderá sentir algum desconforto ao responder ao questionário devido à sua extensão. No entanto, este desconforto poderá ser mitigado ao responder o questionário por partes em diversos momentos. O sistema de coleta de respostas foi definido de maneira que você poderá retornar quantas vezes precisar para preencher suas respostas segundo sua conveniência.


Benefícios esperados

Os resultados desta pesquisa poderão trazer benefícios, uma vez finalizada, na identificação da maturidade da saúde digital no Brasil e possivelmente apresentado as diferenças por região e por eixo de análise. Ainda, os resultados podem colaborar com a proposição de um modelo de maturidade em saúde digital que apoie uma mensuração da situação e um apoio na tomada de decisão para governos e gestores da área da saúde digital.


Contato com a pesquisadora

Em qualquer etapa do estudo você terá acesso à pesquisadora responsável pela pesquisa para esclarecimento de eventuais dúvidas. A principal investigadora é Tatiana Patricia Farias da Cruz, que pode ser encontrada no endereço: Departamento de Informática em Saúde EPM UNIFESP - Rua Botucatu 862 - Edifício José Leal Prado, Térreo - Vila Clementino, São Paulo, SP - CEP 04023-062. Também pode ser contatada pelo telefone (11) 5576-4848 ramal 1236, ou pelo e-mail tatilinux@gmail.com. Se você tiver alguma consideração ou dúvida sobre a ética da pesquisa, entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Rua Botucatu, 572 – 1o andar – cj 14, telefone (11) 5571-1062, e-mail: cepunifesp@unifesp.br.


Consentimento

Se você acredita ter sido suficientemente informado a respeito das informações que leu descrevendo esta pesquisa; se ficaram claros para você quais são os propósitos do estudo, os procedimentos a serem realizados, suas garantias de confidencialidade e de esclarecimentos permanentes; e se, também, ficou claro que sua participação é isenta de despesas e concorda voluntariamente em participar deste estudo, podendo retirar o seu consentimento a qualquer momento, após ou durante o mesmo, sem penalidades ou prejuízo, então por favor preencha sua identificação no início do questionário para informar aos pesquisadores que obteve de forma apropriada e voluntária o seu consentimento livre e esclarecido para a participação neste estudo.


Sim, aceito participar desta pesquisa


TCLE versão 1.0 28/11/2019. Disponível também em formato PDF.